-
Arquitetos: Luigi Rosselli
- Ano: 2017
-
Fotografias:Justin Alexander, Prue Roscoe, Edward Birch
-
Fabricantes: Evolution, Hub Furniture, Lift Shop
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um calígrafo entregou três livros para sua esposa, ela os colocou em uma pilha aleatória sobre a mesa… “Queremos a Casa dos Livros”… eles disseram.
O arquiteto entendeu que os livros não eram apenas uma referência a uma casa que ele havia projetado anteriormente, chamada The Six Degrees of Separation, mas também às saliências e prateleiras dos afloramentos de arenito Sydney-Hawkesbury que emergem nas escarpas íngremes do lado norte do Porto de Sydney, incluindo o terreno de propriedade do casal.
Estratos de rocha desgastados foram substituídos por lajes de concreto com bordas suaves, escavados acima de um andar em arenito monolítico. Uma escada elíptica de concreto forma o ponto pivô de cada andar da casa, ancorando-os à escarpa íngreme. A escada também envolve um núcleo de elevador que desce como um poço para conectar o restante da casa ao nível da garagem.
A rocha é parte integrante da casa: desde o subsolo até ao nível superior da casa, onde as formações de arenito proporcionam uma cenografia geológica milenar. Tanto a sala de estar quanto o escritório do calígrafo têm vista para a rocha com seu conjunto de degraus suavemente curvos, habilmente esculpido na pedra que sobe até uma antiga árvore. Eles também têm vista para uma pequena piscina e um espaço escavado na encosta do penhasco, perfeito para meditação.
Esta casa foi projetada após uma leitura de A Importância de Viver de Lin Yutang, que é uma leitura obrigatória para obter uma maior compreensão da cultura de habitação na China. Isso explica o caminho do "Dragão" que serpenteia até a porta da frente e é não apenas necessário para tornar a subida da colina menos trabalhosa, mas também para suavizar o acesso à casa e abandonar a geometria reta da estrada.
Luigi Rosselli e Kristina Sahlestrom aprenderam muito com a cultura de construção chinesa ao longo do desenvolvimento deste projeto, e a Casa dos Livros é uma personificação e uma formação cristalina dessa cultura ancestral em pedra e concreto.